quarta-feira, 11 de março de 2009

Decoração do Tabernáculo

Altar do Incenso
O Altar do incenso, no interior do Tabernáculo, era muito menor do que o do holocausto que ficava na parte externa. O incenso queimado no altar era um perfume de aroma adocicado e suave. Exodo 25:23-30

O Candelabro de Ouro
O Candelabro de Ouro ficava no Santo Lugar, do lado oposto da mesa dos pães da proposição.
Ele sustentava sete lâmpadas, recipientes achatados contendo um pavio com uma extremidade mergulhada em óleo e a parte a ser acesa se projetando para fora. Exodo 25:31-40


Arca da Aliança

A Arca era o artigo mais sagrado entre os móveis do Tabernáculo. Os hebreus guardavam nela uma cópia dos 10 mandamentos que resumiam toda a aliança. Exodo 25:10-22.


Mesa dos Pães da Proposição

Era um suporte no qual as ofertas eram colocadas. Doze pães representando as doze tribos, ficavam sempre na presença de Deus sobre a mesa. (Exodo 25:23-30)
Mesa feita de madeira coberta de ouro com bordas trabalhadas de ouro na parte de cima.



A Bacia de Bronze

os sacerdotes se purificavam na bacia de bronze. Eles deviam estar puros para entrar na presença de Deus.







Utensílios usados feitos de ouro


O Tabernáculo era uma tenda portátil que servia como lugar de adoração para Israel no início da sua história. Ele é frequentemente chamado no Antigo Testamento de "Tenda da Congregação". Era o principal centro de adoração, um lugar onde Deus escolheu para "habitar" entre o seu povo e encontra-se com ele de maneira especial. Êxodo 25-27 (capítulos).

Foi construído conforme as instruções exatas dadas por Deus a Moisés no monte Sinai (Êxodo 25-27,35-38). O povo participou da construção, inclusive na doação de todo o material e utensílios que seriam usados: ouro, prata, bronze, estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabra, peles de carneiros, tintas de vermelho, peles finas, madeira de Acácia, azeite para a iluminação, especiarias para o óleo da unção, incenso aromático, pedra de ônix e pedras de engastes para a estola sacerdotal e para o peitoral. Êxodo 3
Todos os homens hábeis, entre os que faziam a obra, fizeram o tabernáculo com dez cortinas de linho fino retorcido, estofo azul, púrpura e carmesim com querubins, de obra de artista as fizera. No plano de Deus cada um contribuia com alguma coisa. No plano de Deus todos são envolvidos na obra, no plano do homem, as pessoas observam os sacerdotes fazerem o trabalho.
O Tabernáculo era moldado na parte ocidental do átrio. A Tenda media aproximadamente 4.50 por 13 metros. A sua extrutura era majestosa, uma construção feitas com tábuas cobertas de ouro, fixadas em bases de prata e unidas por barras encaixadas em argolas de ouro.
Todas as partes do Tabernáculo tinham uma simbologia que apontava para Cristo, vejamos:

As táboas cobertas de ouro que formavam as laterais do Tabernáculo ilustram a humanidade (madeira) e a divindade (ouro) de Cristo. Esta estrutura pode ser também uma figura da igreja. Os indivíduos estão em Cristo (madeira no ouro), colocados juntos como uma unidade - Efésios 2:21 - "No qual todo edificio bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor". As tábuas eram fixadas em bases de prata feitas de siclos de prata ofertados como preço do resgate (Êxodo 38:25-37, Números 3:49-51. Os crentes se apoiam na redenção que o Senhor proveu (I Pedro 1:18-19- "Sabendo que não foi mediante a coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro, sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo".
Dispostas sobre as tábuas cobertas de ouro, a fim de servirem de teto para o Tabernáculo. Havia quatro cobertas be trabalhadas.
A Cobertura Protetora externa era feita de peles de "texugo", ou de cabra, talvez couro, ninguém sabe exatamente o que era esse material. Da mesma forma que essa coberta externa que ocultava a grande beleza de seu interior - era muito simples, nosso Senhor também veio ao mundo como um homem comum - Isaias 53:2.
Peles de carneiro Tingidas de Vermelho. Nelas nós vemos, talves o sangue de Cristo, o perfeito cordeiro de Deus, derramou para pagar por nossos pecados.
Por baixo da cortina de peles de carneiro havia outra de pêlos de cabra e bode, na cor branca. os bodes eram os animais usados no dia da expiação - um como sacrificio, outro como bode emissário. Esta cortina representa o perdão. Parte da pele de cabra pendia como uma moldura sobre a parte de cima da única porta da tenda. Esta porta era voltada para o leste. Quando as pessoas olhavam do pátio para a tenda, podiam ver a pele branca enfeitando a porta. Essa era uma lembrança visível de que havia perdão para eles.
A Suntuosa cobertura interior - A cobertura interior era feita de fios de tecidos finos: azul, púrpura e carmesim, entrelaçados em linho branco, bordada com querubins e presas com colchetes de ouro. Aqui também as cores falam de Cristo. os querubis nos lembram da santidade de Deus. Só os sacerdotes, que adoravam e serviam no tabernáculo, viam está cortina interior.
O interior do Tabernáculo era dividido em duas partes: A primeira era chamada de Santo Lugar. A segunda era chamada Santo dos Santos (Êxdo 26:33).
Dentro do Santo Lugar continha três itens:
O Altar do Incenso - Do lado opsoto a entrada, no fundo desse cômodo (ver imagens acima), perto do véu que separava o santo Lugar do Santo dos Santos, ficava o altar do incenso, ou altar de ouro. Neste altar, construído de madeira de acácia revestida de ouro, os sacerdotes queimavam o incenso de manha e a tarde. O salmo 41:2 compara o incenso à oração. Esse altar de incenso fala de Cristo como nosso intecessor. Aquele que ora continuamente por nós. (Hebreus 7:25).

O Candelabro de ouro - à esquerda da entrada do aposento havia um candelabro de sete hastes, feito de ouro batido, puro. Ele era diariamente enchido de azeite e a lâmpada nunca se apagava, a não ser quando o tabernáculo estava sendo transportado. O ouro puro e sólido do candelabro traz a mente a identidade de Cristo como Deus Filho. O fato do ouro ser batido fala dos seus sofrimentos. Jesus é a luz do mundo, uma luz que está sempre brilhando.

A mesa dos pães da proposição - a direita da entrada do santo lugar ficava a mesa dos paes da proposição. esta mesa feita de madeira coberta de ouro possuia uma borda trabalhada de ouro na parte de cima. Era chamada de mesa da proposição porque todo sábado eram colocado 12 pães que representavam as doze tribos de Israel, eles permaneciam ali durante uma semana. Quando os pães eram substituídos por outros frescos, os sacerdotes os comiam no santo lugar.
Este pão também é uma figura do Senhor Jesus, o Pão da Vida (João 6:33,35). A colocação dos paes na mesa simbolizava o reconhecimento do povo de Israel de que estava diariamente na presença de Deus, dependendo Dele para as suas necessidades espirituais e físicas.

O Santo dos Santos - só os sacerdotes podiam entrar uma vez por ano no Santo dos Santos, no dia da expiação.
Qualquer outra pessoa que entrasse morreria. este aposento interior, ficava separado do aposento anterior por um véu - era uma cortina de tecido azul púrpura e carmesim, bordadas com querubins. O véu representa o corpo do Senhor. Quando Jesus deu a sua vida, permitindo que o seu corpo fosse partido por nós, o próprio Deus rasgou o véu do Santo dos Santos de cima a baixo, Mateus 27:51. Por meio de Jesus Cristo temos pleno acesso ao Pai.

A Arca da Aliança - A peça mais santa do tabernáculo ela ficava no santo dos santos, embora não saibamos qual o seu aspecto exatamente, em Exodo 25:10-22, contém uma descrição sobre ela. Era uma caixa feita de madeira de acácia revestida de ouro, nas suas laterais havia quatro argolas de ouro, duas de cada lado, onde era colocado duas varas de madeira revestida de ouro, a fim de que pudesse ser carregada por quatro homens sem ser tocada. Ela continha as tábuas de pedra sobre as quais Deus escrevera os 10 mandamentos, um vaso de ouro cheio de maná, e a vara de Arão que brotou.

O propiciatário - A tampa da Arca era o propiciatário, de ouro sólido, belissimamente trabalhado. Curvado sobre ele, de uma só peça com o propiciatario, foram feitos 2 querubins com as asas estendidas. Era o lugar onde Deus falava com Moisés nos anos da peregrinação no deserto.
A Palavra Propiciatário vem de propiciar, ou seja tronar propicio ou favorável.
Então ele servia para aplacar a ira divina, que trona Deus propício.

Um comentário:

  1. Muito bom esse post...
    Me esclareceu muitas coisas sobre o que significava cada coisa dentro da tenda...
    Uma coisa que fica até meio chata de ler, mais assim que agente busca entender, fica bem mais interessante...
    Parabéns..
    Talita Castelani

    ResponderExcluir