segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Beleza e a História do Forte São Marcelo em Salvador


Do século XX aos nossos dias

Nos Séculos XIX e XX, o Forte de São Marcelo foi alvo de boa parte dos conflitos políticos vividos em Salvador, entre os quais:

- Durante a Guerra da Independência (1822-1823), abandonado pelas tropas portuguesas foi hasteada uma bandeira verde e amarela, em 2 de Julho de 1823.

- Serviu prisão e, em 1833, os detidos se amotinaram e hastearam a bandeira de listas verticais, nas cores azul, branca e azul, bombardeando a cidade durante quatro dias.

- Recolheu o líder farroupilha Bento Gonçalves (1788-1847).

- O forte foi entregue ao Ministério da Marinha em 1855, nesse período foi instalado um farol de sinalização.

- Em 1912 foi novamente utilizado para bombardear Salvador, no contexto da política do Presidente Hermes da Fonseca.

- Desde 1938, encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Nascida sob o signo da defesa, Salvador teve no Forte de São Marcelo um dos mais importantes pontos de proteção de seu porto. O forte foi alvo de ocupações e enfrentou batalhas decisivas contra os corsários que atacavam a cidade nos três primeiros séculos de colonização.

Inicialmente construído em madeira, foi edificado em alvenaria em 1623, portando 19 armamentos de defesa. Em 1650, começaram a execução de obras que lhe deram o tão peculiar formato circular. Em 1812, as últimas reformas finalizaram a formatação atual. Embora seu nome inicial tenha sido Forte de Nossa Senhora do Pópulo de São Marcelo era popularmente conhecido como Forte do Mar.

Ocupado pelos conquistadores durante a invasão holandesa de 1624, dele os inimigos dispararam balas incendiárias, aterrorizando os moradores soteropolitanos. Já na tentativa de ocupação liderada pelo holandês Maurício de Nassau, em 1638, o Forte teve papel decisivo para manter a esquadra do conquistador à distância.











Nenhum comentário:

Postar um comentário