terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Museu Náutico - Farol da Barra

Este é o Forte de Santo Antônio da Barra, edificado em 1534, conhecido na Capital Baiana como Farol da Barra. Possui no seu interior o Museu Náutico da Bahia que funciona desde 1998, abriga um acervo da história marítima do Brasil, nele está parte dos achados arqueológicos da expedição submarina ao sítio do Galeão santíssimo sacramento, naufragado na costa da cidade de Salvador, em 1668. Canhões, instrumentos náuticos, selos, moringas e inúmeros objetos do uso cotidiano no século XVII compõem um diversificado painel de hábitos e costumes da época.
Foi o primeiro forte brasileiro onde foi instalado também o primeiro farol das Américas, em 1698. inicialmente o farol foi feito de madeira com lampiões à oléo de baleia, protegidos por vidros, ganhou em 1839 um equipamento rotatório, luz de querosene e a torre atual em alvenaria. Em 1890, foi equipado com novo mecanismo e uma lente de primeira ordem com 3,5 metros de altura, ainda em operação. No ano de 1937 foi eletrificado, passando o seu alcance luminoso a ser de 70Km (38 milhas náuticas). Visitem!! A vista é maravilhosa, possui um restaurante na parte de cima do Forte e a exposição no Museu conta toda a história da construção do forte e das viagens naúticas.
Fonte: Encarte distribuído na visitação ao Forte.






















Um comentário:

  1. Meu filho foi pessoalmente adorou sai do livro para ver a realidade.Bem que deveria ter uma lembraça do museu nautico para o colegio ou para os alunos,para eles se sentire mais entusiasmado.ou criar um teatro.nota é 1000,Wendel do Tempo de Aprender Ribeira.bjs

    ResponderExcluir